O Contar do Tempo

O Calendário Jordiano

O Calendário Jordiano foi definido pelos humanos de Jord usando como base o Calendário Pamantiano (ou calendário élfico).

O Calendário Élfico

Os elfos foram os primeiros a contar a passagem do tempo. Seus anos tem apenas 21 dias (um ciclo de Luna) e suas semanas 7 (equivalentes a um ciclo de Aura. Os dias da semana foram nomeados pelos elfos segundo a história d'O Nascimento dos Elfos (e em homenagem aos espíritos elementais que cultuam) da seguinte forma:

Lumina

Homenagem aos espíritos de luz e para lembrar a primeira visão de Elvyn ao despertar. As noites de Lumina sempre tem Aura cheia. O primeiro dia do ano élfico sempre tem Luna também cheia, sendo conhecido como Lumina Mare. 

Salamander

Homenagem ao espíritos elementais do fogo e para lembrar o primeiro nascer do Sol. 

Gnom

Homenagem aos espíritos elementais da terra e à terra fértil às margens do Lago Sursa. 

Dryad

Homenagem aos espíritos das florestas e à Floresta de Nastere. 

Umbra

As noites de Umbra sempre tem Aura nova. O décimo segundo dia do ano élfico sempre tem Luna também nova, sendo conhecido como Umbra Mare. 

Undine

Homenagem aos espíritos elementais da água, ao Lago Sursa e para lembrar do primeiro encontro com o mar. 

Djinn

Homenagem aos espíritos elementais do ar e para lembrar a brisa na segunda Lumina Mare.

Alterações feitas pelos jordianos

Os jordianos mantiveram a maior parte da estrutura do calendário élfico. A única modificação feita foi a transformação de um ano élfico em um mês e a criação do ano de 8 meses, 4 em homenagem aos deuses cultuados pelos jordianos e 4 descritivos das estações. Sendo estes:

Primavara
Blomst, irmã de Strom e deusa da natureza e da vida
Vara
Lys, deusa da luz e da sabedoria¹
Cadea
Strom, irmão de Blomst e deus da guerra e da tempestade
Iarna
Dod, deus da morte e da enganação

¹ Nota de Soren: Os Arquissacerdotes de Havnaria parecem concordar que Lys é uma apropriação personificada feita pelos Jordianos da religião do Sol Perene, resultado de contatos ancestrais entre humanos das duas regiões. O ano jordiano se inicia na Lumina Mare que marca o equinócio de primavera.

O Contar do Tempo

Heróis de Havnar O_Mestre